
Orientação Vocacional e Aconselhamento da Carreira
A orientação vocacional visa facilitar o desenvolvimento psicológico global do indivíduo e, em particular, o desenvolvimento vocacional, enquanto alicerce do projeto escolar e/ou profissional, mas, sobretudo, do projeto de vida. Deste modo, procura-se satisfazer as suas necessidades de caráter pessoal, educativo e socioprofissional.
Consiste numa relação de ajuda com finalidade terapêutica, mas também preventiva e de mudança: apoiar o cliente na exploração, na aquisição, no processamento e na aplicação da informação sobre si próprio e sobre o mundo académico, profissional e laboral, necessária a uma eficaz tomada de decisão, planificação, execução e reformulação dos processos de carreira, o que concorre para a organização e consolidação da identidade vocacional e pessoal, para a adaptação vocacional, para a realização, para o bem-estar pessoal e para a integração psicossocial.
Esta prática centra-se na totalidade do indivíduo, agente ativo do seu próprio processo de desenvolvimento na carreira, ao valorizar as suas capacidades e características (valores, interesses, aptidões e personalidade) como passíveis de serem desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo do ciclo vital. Por outras palavras, a trajetória vocacional consiste num conjunto de narrativas, que se vão escrevendo e reescrevendo, no decurso do itinerário histórico-social do indivíduo. O processo de orientação vocacional terá, portanto, de ser entendido sob uma perspetiva desenvolvimental, não podendo, de forma alguma, reduzir-se ao momento único da escolha vocacional.
Conquanto, cabe salientar que existem determinadas condições que são mais propícias ao desencadear de um processo de exploração vocacional, a saber:
- Quando se transmite ao sujeito uma avaliação negativa relevante em relação a uma tarefa em curso;
- Quando o sujeito experiencia, de forma consistente, uma décalage acentuada entre o sucesso e a satisfação conseguidos e os esperados;
- Quando o momento da escolha está iminente, isto é, nos 9º e 12º anos de escolaridade.
Destinatários
-
Jovens que frequentam, pelo menos, o 9.º ano de escolaridade;
-
Adultos.
Procedimento
-
1º Momento: Entrevista Exploratória;
-
2º Momento: Análise das Aptidões, dos Interesses e dos Valores Pessoais e Profissionais, da Maturidade Vocacional e das Caraterísticas da Personalidade – aplicação de uma bateria de testes;
-
3º Momento: Entrevista de Preparação para a Tomada de Decisão - construção de um projeto;
-
4º Momento: Entrega de Relatório.
Duração
-
O número de sessões é variável, uma vez que o ritmo é marcado e adaptado às necessidades particulares individuais.

Bridge over a Pond of Water Lilies, Claude Monet (1899)