
Aconselhamento Parental e Familiar
O aconselhamento parental e familiar destina-se a pais e/ou cuidadores que procuram um espaço de reflexão, onde possam pensar, em conjunto com um especialista, aspetos do relacionamento com os seus filhos/educandos, num ambiente de suporte ao seu papel de educadores.
Visa esclarecer dúvidas de atuação educativa, facilitar a construção de uma nova leitura da situação e da função parental, incrementar os conhecimentos e competências dos pais e/ou cuidadores, em áreas-chave para o desenvolvimento da criança/do adolescente, adequar comportamentos e predispor para a mudança e, por conseguinte, contribuir para a melhora da relação pais-filhos e educadores-educandos e dirimir os problemas existentes.
Deste modo, padrões de relacionamento desfavoráveis, que possam ser conducentes a determinadas perturbações, poderão ser alterados o mais precocemente possível e, subsequentemente, será contrariada, logo de início, a consolidação das dificuldades.

"Mas quem disse «nascer» e «existir»? Responde-se: nasce-se no «útero mental» do objeto, no pensamento e no afeto de quem nos deseja, ama e sonha, de quem gosta e aposta em nós; vive-se, existe-se, se esse investimento em nós persiste."
António Coimbra de Matos
Detalhe do Quadro "As Três Idades da Mulher", Gustav Klimt (1905)